O que é um DTO?

DTO é a abreviação de Data Transfer Object, que é um padrão de projeto utilizado no desenvolvimento de sistemas para transferir dados entre diferentes camadas ou componentes do sistema.

O DTO é uma classe simples e geralmente contém apenas atributos e métodos getter e setter para acessar esses atributos. Sua principal finalidade é representar um objeto de dados de forma independente da estrutura e do funcionamento interno do sistema.

Por exemplo, imagine um sistema de uma loja online. A camada de apresentação precisa enviar os dados do pedido para a camada de serviço, que por sua vez precisa transformar esses dados em um objeto que será persistido no banco de dados. Nesse caso, é comum criar um DTO chamado “PedidoDTO” com os atributos relevantes para a representação do pedido, como nome do cliente, lista de produtos, endereço de entrega, etc. Ao receber esse DTO, a camada de serviço pode utilizá-lo para executar as regras de negócio e persistir o pedido no banco de dados.

O uso de DTOs traz benefícios como a simplificação do código, já que evita a exposição de detalhes internos dos objetos do sistema, e a melhora na performance, pois reduz a quantidade de dados trafegados entre as camadas. Além disso, o DTO facilita a manutenção do sistema, pois caso seja necessário adicionar ou remover campos em uma transferência de dados, basta atualizar o DTO correspondente.

Em resumo, um DTO é uma classe simples e independente que representa um objeto de dados e serve para transferir informações entre diferentes partes do sistema.