O que é indireção?

Indireção, ou indireção de ponteiros, é um conceito da programação em linguagens de baixo nível, como C e C++. Na indireção de ponteiros, em vez de acessar diretamente um valor na memória, acessamos o valor por meio de um ponteiro.

Um ponteiro é uma variável que armazena o endereço de memória de outra variável. Em vez de manipularmos diretamente o valor contido na variável, podemos manipulá-lo indiretamente, acessando o valor por meio do ponteiro.

Vou dar um exemplo para ficar mais claro. Suponha que temos uma variável inteira chamada “x” com valor 10, e queremos acessar e modificar esse valor usando um ponteiro.

int x = 10;
int* ponteiro = &x; // ponteiro aponta para o endereço de memória de x

printf("Valor de x: %d\n", *ponteiro); // *ponteiro acessa o valor de x

*ponteiro = 20; // modificando o valor de x indiretamente

printf("Novo valor de x: %d\n", x); // agora, o valor de x é 20

Nesse exemplo, declaramos um ponteiro “ponteiro” que armazena o endereço de memória da variável “x”. Para acessar o valor de “x”, usamos o operador de desreferência “*” antes do ponteiro, como em “printf(“Valor de x: %d\n”, *ponteiro)”. E se quisermos modificar o valor de “x”, podemos fazer isso através do ponteiro, como em “*ponteiro = 20;”.

A indireção de ponteiros é útil em várias situações, como quando precisamos passar valores por referência para funções ou quando precisamos manipular a memória de forma eficiente em operações de gravação/leitura em arquivos ou em estruturas de dados complexas.